Quem foi Célèstin Freinet?

Célèstin Freinet (1896/1966) foi um professor francês, que nasceu e viveu sua infância na região da Provença, no sul da França. Estudou na Escola Normal de Nice. Ainda muito jovem foi chamado a lutar na 1ª grande guerra mundial, tendo sofrido a ação de gases tóxicos que comprometeram seus pulmões. Confrontado com as vicissitudes da guerra e consciente da importância da educação na transformação dos caminhos da humanidade, orientou sua prática no sentido de devolver às crianças a vida, até então deixada do lado de fora da sala de aula.

Sua preocupação central era a de perceber que as crianças, ao brincarem, eram livres e cheias de curiosidade e, ao entrarem para a sala de aula, tudo morria, como se ali fosse o lugar de não ser, mas simplesmente obedecer ao mestre.

Participando de debates da época acerca de educação, buscando nos clássicos os conhecimentos úteis à sua prática e, principalmente se orientando pelas próprias crianças, Freinet vai aos poucos encontrando os eixos de uma educação voltada para a vida.

A introdução de novas técnicas de trabalho, a preocupação de criar um meio escolar adequado às necessidades da criança são decorrências de um trabalho comprometido com o desenvolvimento integral das personalidades sob sua responsabilidade.

Para desvendar a alma infantil, se aproximar dela, Freinet incentiva a livre expressão, o texto livre, e para dar aos textos a forma nobre e a importância a que tinham direito, é que introduziu a imprensa na sala de aula.

De forma corajosa e humilde, procura divulgar suas descobertas e logo ganha alguns adeptos que, como ele, percebem que a introdução de uma técnica isolada não era possível sem se operarem mudanças mais profundas, inclusive na postura do educador.

Em torno destas ideias e técnicas, cria-se um movimento que se intitulará “Movimento da Escola Moderna”, hoje espalhado por todo o mundo.

Outros Pensadores

Jean Piaget

Nasceu no dia 8 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça e foi, sem dúvida, o que podemos chamar de gênio. Ainda menino, com apenas 10 anos, ele publicou numa revista científica um estudo sobre um pardal e aos 22 anos já era doutor em Biologia. A partir daí dirige seus estudos para a área da Psicologia e Epistemologia, buscando compreender a gênese do conhecimento, ou, em outras palavras, como se passa de um conhecimento menos elaborado para um conhecimento mais elaborado. Sua Teoria Psicogenética estabelece como se dá a construção do conhecimento pelo indivíduo, trazendo um importante subsídio para a prática pedagógica pois nos ajuda a compreender melhor a criança, conhecendo os estágios pelos quais ela passa e os mecanismos que utiliza para se reequilibrar nos seus contatos com o meio.
Piaget destacou a importância da ação do sujeito sobre a realidade como forma de conhecer.

Embora não tenha criado um método pedagógico defendeu ativamente a importância da educação. Em seu livro “Psicologia e Pedagogia” Piaget destaca o trabalho de Freinet: “Vamos nos limitar, como exemplo do que pode ser feito com os modestos meios e sem nenhum incentivo por parte dos ministérios responsáveis, a lembrar a notável obra realizada pelo educador francês Celèstin Freinet”.

Lev Semyonovitch Vygotsky

Nasceu na Bielorússia em 5 de novembro de 1896, teve uma formação multidisciplinar: formou-se em Direito, atuou como professor de Artes e Literatura, mais tarde aprofundou seusestudos na área de Psicologia, trabalhando com deficientes e formou-se ainda em Medicina, tendo dirigido o Departamento de Psicologia do Instituto Soviético de Medicina Experimental. Vygotsky preocupou-se em compreender a importância das interações do indivíduo com o meio, salientando que o conhecimento não se dá apenas a partir da ação do sujeito sobre a realidade, mas sim que ele se constitui através das relações interpessoais. A criança ao nascer encontra um meio social determinado histórica e culturalmente e participa ativamente deste meio, modificando-se e modificando os demais sujeitos que com ela interagem.
Um dos muitos e importantes conceitos para a educação, que Vygotsky desenvolveu é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, segundo o qual aquilo que a criança não é capaz de realizar sozinha hoje, mas o faz com a ajuda de alguém é uma medida do que ela será capaz num futuro próximo. Com isso a educação como atividade essencialmente interativa ganha maior importância. Outro aspecto essencial do seu pensamento é a questão da importância da linguagem e da fala na estruturação do pensamento.

Textos Pedagógicos

Bibliografia

Publicações de Freinet em Português

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________, C. Modernizar a Escola. Lisboa, Dinalivros, 1977.

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Publicações sobre Freinet ou sobre sua pedagogia

BERNARD, EliadeA Escola Aberta – Freinet no Secundário. Lisboa, Livros Horizonte, 1978.

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