Nós somos uma sociedade de educadores que atua no movimento da educação progressista, desde 1978. Seguimos a filosofia do educador francês Célèstin Freinet, o que revela o caráter emancipador de nossas práticas educacionais. Elas se desenvolvem sobre os seguintes eixos pedagógicos: autonomia, cooperação, livre expressão e educação do trabalho. Respeitamos a carga cultural de nossas crianças
e nossos adolescentes, assim como os caminhos que eles traçam para o próprio desenvolvimento. Ensinamos a pensar e não a acumular informações. Esta natureza individual, no entanto, só faz sentido quando aplicada para compor a riqueza, a pluralidade, a diversidade, enfim, as muitas possibilidades criativas que cada um de nós representa na produção do espaço comum.
Não somos uma ilha, somos um conjunto cujas ações interferem no meio. A sociedade é resultado de relações humanas. Portanto, quanto mais democráticas forem as trocas no âmbito da educação, mais o mundo será resultado de um trabalho coletivo: um lugar de todos e para todos. Este é o nosso compromisso. Faça parte da comunidade Curumim. Vamos, juntos, criar um mundo melhor.
A Curumim faz parte e tem representatividade na direção de duas instituições ligadas à filosofia da educação freinetiana.
Uma delas, nacional, a REPEF (Rede de Educadores e Pesquisadores da Educação Freinet Brasil), presidida pela coordenadora pedagógica Curumim, Andréia Mascarenhas.
Esta entidade, por sua vez, se junta a outras federações da Europa, África, Ásia e Américas para formar a FIMEM (Fédération Internationale des Mouvement d’École Moderne) fundada em 1957, por Célèstin Freinet.
A FIMEM é presidida pela diretora pedagógica Curumim, Gláucia Ferreira.
O objetivo desta rede é promover trocas e intercâmbio entre educadores e professores de várias e diferentes nações e culturas.
Ela realiza pesquisa e inovação coletivas para garantir que o Método Natural de Aprendizagem seja pertinente a dinâmica da vida social contemporânea e, dessa forma, faça sentido nas práticas das escolas Freinet espalhadas pelo mundo.
Quanto mais desafiador se torna o mundo contemporâneo, mais Freinet se consolida como alternativa. Isso porque no centro de seu pensamento está uma educação voltada para a vida. É nesse sentido que se orienta todo um ferramental pedagógico desenvolvido para formar sujeitos numa perspectiva humanizadora. O trabalho realizado por Célèstin Freinet e sua companheira, Elise, na França do século XX, foi concebido numa dimensão estrutural,
ou seja, passível de adaptação a outras realidades. Portanto, não por acaso, as ideias de Freinet transcenderam o tempo e se espalharam para outras nações e culturas. Aqui, você encontrará um pouco da história por trás desse modo de ser e cuidar da vida, tendo a educação como fio condutor. Além disso, encontrará uma bibliografia em língua portuguesa que permite conhecer mais Freinet. Bom mergulho ;)
O chão da escola Curumim foi objeto de estudo na dissertação de mestrado Cooperação e Democracia na Escola: a Construção de Parcerias no Cotidiano Escolar como Formação Continuada (FERREIRA, Gláucia de Melo; UNICAMP, Campinas-SP: 2004); e sua natureza e a visão inclusiva da Pedagogia Freinet foi tema da tese de doutorado De Portas Abertas à Vida e à Diferença: Portas Abertas à Vida e à Diferença: a Pedagogia Freinet e a Inclusão (FERREIRA, Gláucia de Melo; UNICAMP, Campinas-SP: 2015); e da dissertação de mestrado A Educação pelo Outro: Lorelai uma Experiência de Inclusão (LAURINDO, Tânia Regina; UNICAMP, Campinas-SP: 2003).
A inclusão é uma prática naturalizada em nossa escola: um princípio da filosofia da educação Freinet, vivido como regra pela Curumim. Ao longo dos últimos 20 anos, mais de 260 crianças com deficiência compartilharam a vida escolar em nossas salas de aula.
Nós acreditamos que todos, sem exceção, podem partilhar o mundo, com direito a uma educação de qualidade.
Venha fazer parte da comunidade Curumim.
Envie seu currículo para o e-mail:contato@escolacurumim.com.br
>>>>>
Segunda à sexta-feira,
das 8h às 17h30
Se preferir preencha o formulário e entraremos em contato >>>>>